quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Para que servem os resultados dos exames?

Há quem defenda que os resultados dos exames servem para avaliar apenas os alunos: afinal é esse o seu objectivo fundamental. Há ainda aqueles que fazem realçar as desigualdades entre escolas públicas e privadas, a fim de provar até que ponto é que o facilitismo pode imperar em muitas das escolas privadas do nosso país, enquanto que noutras emerge o factor financeiro como suporte basilar das elevadas médias obtidas. Há ainda quem comungue da ideia de que, mais do que avaliar alunos, este rankings devem servir como suporte de caracterização dos professores e das escolas.
Ora, um dos aspectos que mais me interessa analisar cada vez que são divulgados os resultados dos exames (desde 2001) são as enormes discrepâncias com que algumas escolas e disciplinas se destacam comparando as avaliações internas com as avaliações obtidas nos exames. Como lecciono Geografia e já leccionei IDES tenho curiosidade em ver as avaliações destas duas disciplinas. Este ano encontrei várias escolas onde os alunos levam uma média de 16 valores de nota interna e chegam ao exame e conseguem apenas 8 valores!!! Ora, aqui está uma das situações que no meu entender deve ser alvo de análise profunda por parte da tutela, a fim de perceber as razões de tais disparidades.
De resto, concordo, no geral, com a Ministra: mais do que avaliar escolas, os exames devem servir para avaliar alunos. No entanto, também podem servir para avaliar a prestação e o desempenho de alguns professores...

2 comentários:

IsaMar disse...

Olá
Aqui na região também muito se tem falado nas avaliações. Falam das Escolas...de Professores, das disciplinas mais e menos classificadas...etc...
Parece que querem mudar por completo o Sistema Educativo, a Educação...à força e querem atrubuir culpas a alguem...
Ultimamente a Avaliação dos Professores e das Disciplinas é um assunto que tem vindo a destacar-se pelo facto de haver muito insucesso escolar.
Parece que só agora estão a olhar "com olhos ve ver" o Ensino.
De repente está toda a gente preocupada! Será? Ou alguma spessoas estão a ficar com medo?
Ou haverá maior empenho ppor parte dos docentes?
Penso que suposta perda "por agora" de algumas regalias, etc...es~tá a tornar algumas pssoas mais conscientes.

Será que apartir de agora...o ensino melhorará?
Os resultados dos exames ...parecem estar a mexer com algo...que já deveria ser feito...com a Consciencia.

Fica bem...e desculpa a frontalidade.

bjs

Pedro disse...

Concordo contigo Isamar. Eu costumo dizer que "quem não deve, não teme". Ora, há quem tenha medo que o desempenho profissional dos docentes seja devidamente avaliado. O que se passa em algumas escolas em termos de discrepâncias entre as notas internas e externas obtidas pelos alunos deveria ser investigado, sob pena de alguns professores andarem a "vender gato por lebre".
Bjs