domingo, 29 de julho de 2012

Uma das possíveis consequências da trapalhada provocada por Nuno Crato

Como sabemos, as primeiras instruções dadas às escolas para a distibuição de serviço lectivo deu no que deu: o aparecimento de milhares de "horários zero".
Depois de muita pressão, nomeadamente blogosférica, a equipa de Nuno Crato deu novas instruções às escolas, de forma a "recuperar" o maior número de professores do DACL, inventando um conjunto de actividades não lectivas (apoios, biblioteca, coadjuvação, etc.) para que os "horários zero" o deixassem de ser.
Com tanta confusão e trapalhada, corre-se o risco de em Setembro termos a situação ingrata de no mesmo grupo disciplinar haver um professor com quase dez turmas (ou até mais), enquanto que um seu colega poderá ter uma turma e o resto do horário completo com apoios. No mínimo, é uma injustiça enorme, sobretudo para o primeiro docente que se arrisca a ter um ano infernal (com quase 300 alunos a seu cargo), enquanto que o seu colega, inicialmente DACL, até poderá ter um ano  de "descanso"...
Se os que foram a DACL se podem queixar, e com razão, visto que não havia necessidade de irem a DACL se fosse tudo feito com o devido planeamento e, sobretudo, respeito (por parte do ME), tendo havido, inclusivé, situações de autêntico desprezo por docentes "da casa", também muitos dos que não foram a DACL poderão em Setembro vir a queixar-se por terem uma "carrada" de trabalho (com muitas turmas e centenas de alunos a seu cargo), enquanto que um seu colega "repescado" poderá vir a ter um ano sem grande trabalho, numa espécie de "tapa-buracos", com apoios e coadjuvação em ciclos inferiores (1º e 2ª ciclo) de eficácia duvidosa.
Caberá às Direções das escolas envidar os esforços necessários para evitar este tipo de situações. A ver vamos no que isto vai dar...

10 comentários:

professora disse...

Tem toda a razão. E tem piada, porque acabei de fazer um comentário no Umbigo que expunha exactamente este argumentos. Não vai ser fácil gerir os conflitos e as emoções que esta trapalhada pode acarretar. Dentro da sala de professores as situações podem ser explosivas, quando a frustração, o cansaço e a sensação de injustiça se misturarem. Não sei se as direções das escolas conseguirão gerir tudo isto.

Anónimo disse...

A intenção é a de criar a sensação ( até nos próprios profs...) de que há gente a mais e parecer legítimo dispensá-los...
São Morais

São Morais disse...

Isto é a competência e rigor na gestão de recursos humanos no seu máximo!

Anónimo disse...

Típico trabalho "em cima do joelho"
tuga

João Soares disse...

Esquece-se que os colegas em DACL são tão ou mais velhos que os do quadro, quiçá com mais habilitações e foi o MEC quem criou toda esta situação.
E concordo com a São Morais: se não formos unidos, é essa a sensação que vai imperar nas escolas- há "gente" a mais. E isso é triste. Muito trágico. As nossas forças (únicas) é para nos unirmos, e não é contra Crato, mas sim o Paulo Portas. Não esteja distraído. Informe-se.Obrigado e boas férias...eu não as tenho.

Carlos Pires disse...

Acerca do mesmo: Obrigar os professores a trabalhar demais será um bom negócio?

Não é só a quantidade de turmas, mas também dearlos Pires níveis diferentes que é preciso preparar e lecionar.

Assistente Tecnico disse...

Aposto que os atestados médicos vão ser aos montes em Setembro... muita "velhada" não vai aguentar a pedalada...

Anónimo disse...

Começamos mal quando usamos 'chavões' para nos referirmos a colegas da mesma classe profissional.

Júlio Bastos disse...

É verdade. O que se perspetiva para Setembro é uma injustiça enorme: uns cheios de trabalho (em número de turmas e alunos) e outros com tretas para encher o horário...

Anónimo disse...

Pois é...

Há não muito tempo, lia-se por aqui que o crato era fantástico!!!
Agora é... incompetente???!!???

Mas realmente interessante é ver aquilo que se está a passar entre os próprios colegas!

Aqueles que não lutaram, porque consideravam que estas medidas eram só para os outros, vêem agora que afinal não é bem assim!

Em muitos casos, e conheço alguns pessoalmente, é muito bem feito o que lhes vai calhar este ano! Muitíssimo bem feito!!!

Antes, deixem-me lá ficar aqui sossegado que isto é só para «os outros», agora, vou ficar cheio de trabalho por causa «dos outros»!!!!!!

Temos é que nos unir e lutar em conjunto, caso contrário... estaremos Fxxxxos!

Mas não poderei deixar de sorrir na cara daqueles que ao longo deste ano se queixarem do excesso de trabalho...

Um abraço, e apraz-me ver que começa a abrir os olhos